top of page
Posts Recentes
Arquivo

Dicionário Brasiliense de expressões

Você acabou de se mudar para a capital do país, veio a trabalho ou está passando uma tamporada de férias aqui e não consegue entender muitas expressões que o seu amigo Candango diz?

Véio, seus problemas acabaram!

Sofri muito até começar a entender todas as expressões regionais quando me mudei para o DF, então, para ajudar quem está passando pela mesma situação, apresento a você um pequeno Dicionário com as palavras mais frenquentes no vocabulário candango.

Dicionário Candango

Candango

"Brasiliense" ou "Candango" são os nomes que se dão a quem nasceu em Brasília. "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção.

De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília .

Véio

Tratamento geralmente utilizado por adolescentes para se dirigir ou se referir a uma pessoa com quem se tem uma relação de amizade, coleguismo ou companheirismo.

Exemplo: -E aí, véio? Tudo nos conformes?

Páia

Coisa ruim, fraca, sem qualidade.

Exemplo: -O filme de ontem foi páia!

De Rocha

Algo verídico, sério.

Exemplo - Aquela história que você vai embora do Brasil, é de rocha mesmo?

Arrocha

Arrocha não é apenas um ritmo musical originário da Bahia, arrocha, o ritmo mais popular entre muitos candangos, também se tornou uma expressão super comum aqui no DF.

Apenas não dance caso alguém mande você "Arrochar!", ok? Arrocha pode ser traduzido como "Manda ver!", "Pra ontem", "Faz logo!", "Arrebenta!".

Camelo

Lembra que a Mônica ia trabalhar de moto e o Eduardo de Camelo?

Então, só que não era bem assim.... Camelo era como os brasilienses, antigamente, se referiam a bicicleta.

Magrela

O que você imagina:

Como é em em Brasilia:

Magrela em Brasília é Bicicleta

Baú

O que você imagina:

Como é em Brasília:

Baú em Brasília é ônibus

Zebrinha

O que você imagina:

Como é em Brasília:

Zebrinha é como chamam os micro ônibus que rodam pelo Plano Piloto

Frevo

O que você imagina:

Como é em Brasília:

Frevo é festa!

Lógico que existem muitas outras expressões típicas da capital do nosso país, mas agora que você já sabe pelo menos o que responder se te convidarem para o Frevo, o que é uma magrela, baú e camelo, você tem tudo para arrochar na sua chegada aqui no DF! Bem vind@! ❤

E aí? Já ficou sem entender o que um brasiliense falou pra você? Como foi essa experência que agora nunca mais irá se repetir? Conta pra gente!

bottom of page