top of page
Posts Recentes
Arquivo

O perigoso ato de procrastinar


Você conhece Roberto?


Roberto tinha dois dias para entregar um trabalho da faculdade. Acordou às 8 horas da manhã, se arrumou e lanchou, e começou a fazer o tal trabalho, decido a terminá-lo logo para evitar problemas. De repente, aquele amigo chamou no facebook para conversar sobre aquele assunto irresistível. Tudo bem, uma conversa de 10 minutos não faz mal...


Após o fim da conversa, Roberto notou então um vídeo interessantíssimo que estava em sua timeline. Era só um videozinho de 15 minutos, não tinha problema nenhum, ainda havia muito tempo...


Após assistir ao vídeo, Roberto recebeu uma chamada de um amigo na Steam para jogar uma partida daquele jogo online que ele tanto gosta... E porque jogar só uma partida? Ele podia jogar duas ou três partidas. E depois ele almoçaria. Não tinha problema nenhum, afinal ele possuía mais um monte horas para terminar o trabalho.


Quando percebeu, Roberto estava no dia de entrega do trabalho, e tinha apenas algumas horas para fazê-lo.


 

E então, se identificou com Roberto? Não se preocupe: você, assim como Roberto, comete um ato chamado de procrastinação.


Procrastinação é o ato de constantemente adiar algo. Procrastinar é muito perigoso, principalmente em ambientes de trabalho, já que muitas vezes é necessário fazer tarefas que exigem um tempo de entrega determinado.


Eu, por exemplo, procrastinei durante dias para escrever este artigo.


Se você procrastina com freqüência, e isso está te atrapalhando a realizar metas e tarefas, tenho algumas dicas que podem te ajudar a superar isso:



- Quebre hábitos! Se você tem o hábito de deixar o facebook aberto, por exemplo, e isso te atrapalha, feche-o imediatamente quando precisar realizar uma tarefa!


- Tenha motivação! Através dela, dificilmente distrações conseguirão te desviar do seu objetivo. Para se motivar, pense nos benefícios de terminar logo seu trabalho.


- Infelizmente, nem sempre a motivação surge, pois temos que fazer tarefas que muitas vezes são monótonas e chatas. Nesse caso, para não procrastinar você deve ter FOCO. Deve visualizar o resultado final, e pensar o tempo inteiro nas conseqüências de ficar adiando.


- Às vezes, o motivo de procrastinar é a falta de autoconfiança. Por pensar que não conseguimos fazer tão bem determinada coisa, acabamos adiando a todo o momento por puro desânimo. Simplesmente não desanime, toda pessoa é capaz de realizar coisas incríveis, incluindo você!





Não seja como eu, aproveite as dicas acima, e evite procrastinar! Motivação, foco e autoconfiança são essenciais para quem quer atingir seus objetivos!

bottom of page