Posts Recentes
Please reload

Please reload

Arquivo

Como a internet está conectada?

15/09/2016

"Ué!? Como assim ela está conectada, em que sentido?" Você talvez se pergunte. Bem... Você já parou para pensar em como a internet está conectada fisicamente? Se ela precisa de fios, cabos ou se é apenas por satélites ou antenas que ela é transmitida... Já pensou nisso? Já pensou no caminho que a internet talvez faça para chegar até você e te ligar como o mundo?

 

Pois é, você sabia que além de satélites e antenas para transmitir internet via rádio, 3G, 4G e outros formatos de internet wireless¹, existem cabos com milhares de quilômetros espalhados pelo oceano, conectando continentes e seus respectivos servidores²? Olha aí na imagem abaixo um mapa dos cabos que ajudam a conectar o mundo por meio da internet:

Interessante, né? Quando nós enviamos um áudio no WhatsApp, em segundos, ele vai até o servidor do WhatsApp, volta e chega na pessoa que escolhemos e vice-versa. Quando subimos um arquivo no Google Drive, ele viaja e fica armazenado lá no servidor do Google, em Mountain View e, quando baixamos ele, ele viaja até nós de novo. Isso acontece com a maioria dos serviços online e todos esses dados podem viajar por esses cabos e chegar até a gente.

 

Mas, nesse momento, você talvez esteja se fazendo outra pergunta: “Como que eles instalam esses cabos no fundo do oceano? Como eles conseguem essa façanha?” Bem... em passos simples eles fazem assim:  O barco leva o cabo até a praia e o liga à central de telecomunicações (que é a empresa que transmite os dados da internet dentro do país). Depois o barco libera uma espécie de mini-escavador, que vai descendo pelo cabo. Logo em seguida, o barco começa a seguir em linha reta no mar vai desenrolando o cabo, daí esse dispositivo cava uma linha no fundo do oceano, coloca o fio e o cobre novamente. O fio tem em média 7 centímetros de circunferência. Se você ficou curioso de ver como funciona tudo isso, o vídeo abaixo pode acabar com sua curiosidade:

 

Ah!  E visto que está no fundo do mar, as vezes pode acontecer o seguinte:  

 

--

 

E aí? Você sabia que existiam esses cabos que conectam a internet pelo mundo? Viu como é interessante ver como a internet também “navega” pelo oceano? :D

 

Claro que não depende somente da internet para navegarmos mais rápido, mas, talvez, isso o acalme quando você for acessar um site ou usar um aplicativo e ele fica meio lento e você tenha que esperar, talvez ele esteja fazendo esse longo caminho de ida e volta fora do Brasil.

 

Gostou desse post? Achou ele maneiro? Então deixe sua opinião nos comentário logo abaixo.

 

 

¹Wireless = Em inglês significa, sem fio. Wire = fio, less = sem.

²Servidor = Espaço físico onde ficam armazenados os sites, sistemas e aplicativos que usamos como WhatsApp , Google Drive, Dropbox, Google, dentre outros.

 

Se quiser ver um mapa interativo dos cabos espalhados pelo mundo, clique aqui.

 

Please reload

QS 03, Lotes 3,5,7 - Pistão Sul

Pátio Capital, Piso 01, Loja 136 - Aguas Claras, Brasília - DF,

CEP - 71953-000

 

Consultores em outros Estados:

 

São Paulo - SP

Rio de Janeiro - RJ

Goiânia - GO

 

 

Endereço

+55 (061) 3772-0707

+55 (061) 4063-6377

Contato

Outros Links

Ligue Grátis: 0800-717-7736

Screenshot_11.jpg

Todos os direitos reservados a Win7.com.br