top of page
Posts Recentes
Arquivo

Os impactos das fake news na sociedade brasileira

Você sabe o que são as fakes news? A tradução significa notícias falsas. É um termo utilizado para definir boatos, rumores, fofocas ou notícias imprecisas publicadas geralmente na internet. A fama desse conceito cresceu em 2017, quando foi considerada a palavra do ano pelo dicionário Collins. Isso aconteceu pois em 2016 , Donald Trump usou bastante a expressão em sua campanha durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos, o que ajudou a popularizá-la.

Aqui no Brasil, as fake news são muito comuns, e costumam ser compartilhadas por grupos de Whatsapp e postagens no Facebook, usadas para espalhar vírus e distribuir golpes aplicados por estelionatários.

Em épocas de eleição, muitas pessoas fazem utilização de informações falsas, ou seja, Fake News, para espalhar mentiras sobre determinado candidato, podendo denegrir sua imagem ou passar uma boa imagem para o concorrente do posto.

Infelizmente as fake news causam grande impacto na sociedade brasileira, podendo em alguns casos denegrir seriamente a imagem da vítima da postagem. Um caso que ocorreu aqui no Brasil, foi quando uma criança foi abusada sexualmente dentro da própria escola. Uma pessoa aproveitando da triste situação, espalhou a imagem de um jovem rapaz alegando que ele era o estuprador da menina. O jovem recebeu muitas ameaças de morte, e precisou da ajuda de jornais locais para espalhar sua inocência.

Sabendo disso, é necessário que saibamos como identificar e combater uma fake news. É essencial procurar a fonte de determinada notícia, para isso deve-se buscar em jornais e blogs com credibilidade.

bottom of page