top of page
Posts Recentes
Arquivo

Guia Michelin e o Marketing

Você conhece o Guia Michelin? Ele foi um grande marco na história do Marketing! Entenda hoje o porque.

Guia Michelin

O Guia Michelin foi lançado em 1900, na França. Naquela época só haviam 3.000 automóveis pela frança, e para expandir os seus negócios, os irmãos Michelin’s decidiram que ao invés de venderem apenas pneus de bicicleta, passaram a fabricar pneus de carro.

Como foi citado anteriormente, o número de automóveis existentes era muito baixo naquela época, e por isso, eles precisavam de uma inovação. Foi quando Andre e Edouard Michelin tiveram uma ideia genial, passaram a criar conteúdo para ajudar os motoristas a usar bem seus carros novos!

Eles criaram um guia de exploração que citava ricas informações sobre hotéis e restaurantes para os viajantes — que, ao fazer isso, usariam bastante seus carros e precisariam gastar com mais pneus (o principal produto da empresa).

A primeira edição foi distribuída gratuitamente e teve mais de 35 mil cópias, que continham mapas, dicas de viagem e aonde se hospedar.

Com o passar dos anos o Guia Michelin começou a ganhar fama no mundo inteiro, e em 1920 a publicação parou de mostrar anúncios e passou a ser vendida.

A parte de restaurantes, na época a mais popular entre os leitores, recebeu mais espaço, e uma equipe de críticos passou a visitar os estabelecimentos em segredo para avaliar as experiências e relatá-las no guia.

O guia impresso ainda é publicado em diversos países, firme e forte como a maior referência de recomendação de hotéis e restaurantes de 1ª qualidade do mundo.

Mas o guia também está na internet, com funções de localização e reserva nos estabelecimentos destacados.

Gostou do post? Acompanhe o nosso blog, que traz curiosidades e novidades do Marketing!

bottom of page